Conheça o PEQ, um programa de imigração facilitado

Apesar do Programa de Trabalhadores Qualificados do Quebec ser o processo mais procurado pelos candidatos a imigrante, saiba que há outras formas de emigrar para o Quebec.

Descubra neste artigo o Programa de Experiência Quebequense (PEQ), um programa de imigração facilitado, desenhado para quem já teve uma experiência de estudo ou trabalho no Quebec.

Estamos falando do Programa de Experiência Quebequense (PEQ), que pode conceder um acesso muito mais rápido à residência permanente do que os demais programas, facilitando a imigração para aqueles que já possuem uma experiência prévia no Quebec.

O Programa de Experiência Quebequense (PEQ) é destinado a estudantes internacionais graduados no Quebec, tanto de cursos técnicos (DEC, DEP, ASP) quanto de nível superior (BAC, MA, PHD) e trabalhadores qualificados com um ano de experiência de trabalho em Quebec, que desejam instalar-se definitivamente na província.

Conheça nossos Guias Completos de Imigração e Integração, com dicas de Estudos, Bolsas e muito mais!

O PEQ oferece um Certificado de Seleção do Québec (CSQ) para que o candidato possa solicitar a residência permanente, podendo incluir sua família (parceiro e filhos) na mesma aplicação.

O CSQ através do PEQ pode ser obtido num prazo de cerca de 21 dias úteis após sua solicitação, que pode ser feita a qualquer momento – diferente do processo regular, que abre vagas algumas vezes por ano somente e pode levar até 2 anos para ser concluído.

O PEQ tem como contrapartida federal o programa Classe Experiência Canadense (CEC), recomendado para aqueles que estudaram ou trabalharam em qualquer outra província no Canadá.

Ambos os programas são semelhantes e se aplicam para qualquer pessoa que preencha os requisitos. Porém, para a província de Quebec, o PEQ é mais simples e mais rápido, pois é possível aplicar on-line e requer menos documentação e menos tempo de experiência de trabalho que o CEC.

Para aplicar ao PEQ, os estudantes estrangeiros serão elegíveis para solicitar um CSQ se:

  1. Obtiveram um grau ou diploma de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação do Quebec;
  2. Estudaram no Quebec por pelo menos 1800 horas (dois anos a tempo completo); e
  3. Caso seus estudos não tenham sido em francês, completaram com sucesso um curso de francês no nível B1 numa instituição de ensino no Quebec.
  4. Fizeram a demanda do PEQ num período de até 36 meses após a obtenção do diploma

Os alunos podem iniciar o processo de aplicação até seis meses antes da data de formatura, utilizando um certificado de conclusão de curso fornecido pela instituição de ensino.

Trabalhadores temporários estrangeiros no Quebec, por sua vez, serão elegíveis para solicitar um CSQ se:

  1. Tiveram pelo menos 12 meses de experiência de trabalho no Quebec em um trabalho especializado, gerencial ou profissional nos 24 meses anteriores a sua aplicação;
  2. Continuam no mesmo posto de trabalho no momento de sua aplicação e têm status legal no Quebec; e
  3. Tenham concluído com êxito um curso de francês nível B2 numa instituição de ensino no Quebec, ou fornecer resultados de um teste de proficiência em francês. Alternativamente, eles podem demonstrar ter cumprido as exigências da língua francesa na ordem profissional que rege a sua profissão no Quebec.

Para qualquer um desses programas, os candidatos devem cumprir todos os requisitos de elegibilidade.

Portanto, caso você já tenha alguma experiência de estudo ou trabalho no Quebec, ou pensa em obtê-las, vale a pena considerar este processo!

 

Quer informações mais detalhadas, organizadas num passo a passo, sobre o PEQ e os demais programas de Imigração? Além de dicas sobre estudos, bolsas, integração no mercado, habitação e muito mais? Confira nossos Guias de Imigração e Integração e comece hoje mesmo a definir seu projeto!

Comentários

Leave a Reply

Translate »