Como Escrever um Bom CV para procurar Emprego no Canadá

Se você está procurando uma oferta de Emprego no Canadá, saiba que é essencial ter um CV adaptado ao mercado canadense.

Neste artigo você vai aprender o que deve e o que não deve conter um CV para ser apresentado a qualquer recrutador canadense.

Um currículo eficaz  é essencialmente um documento de marketing em que você é o produto.

Estudos mostram que os empregadores gastam não mais de 20 segundos olhando cada currículo que recebem.

Por isso, seu currículo deve apresentar um perfil bem-organizado de suas qualificações, experiências de trabalho, educação, realizações e objetivos globais de carreira.

Além do mais, é vital que as informações que você apresentar estejam visualmente atraentes, formatadas de forma consistente, e livre de erros.

Seu currículo pode precisar ser alterado para os empregadores canadenses.

Empregadores canadenses normalmente esperam encontrar as seguintes informações em um currículo:

1. Informações de Contato

Certifique-se de incluir o seu nome, endereço residencial atual, números de telefone, incluindo códigos de área, e seu endereço de e-mail pessoal.

No Canadá não é bem visto utilizar foto nem incluir informações pessoas, tais como status civil, nacionalidade, idade, etc.

2. Objetivo Profissional

O seu objetivo profissional é basicamente a declaração de abertura do seu currículo. Ele define o campo ou a posição para a qual você está se candidatando. É importante que o seu objectivo de carreira esteja claro, conciso e personalizado para o trabalho que você está se candidatando.

3. Educação

Esta seção do seu currículo deve incluir detalhes sobre sua formação acadêmica, começando com o seu grau mais recente, diploma ou certificado. O formato padrão lista a faculdade ou universidade, seguido pelo diploma / certificado e data da graduação.

4. Experiência

Sua experiência de trabalho ou carreira é o que a maioria dos empregadores presta especial atenção.

Recém-formados, sem experiência de trabalho devem incluir qualquer emprego a tempo parcial, bem como os trabalhos de verão, trabalho voluntário e estágios.

Esta seção deve listar nomes de empresas, locais e empregadores para quem você trabalhou, apresentados de uma maneira lógica e consistente.

Também é aconselhável que você inclua uma “lista de responsabilidades de trabalho” com marcadores que descrevem suas funções de trabalho específicas e realizações para cada trabalho que você especificar.

Lembre-se de incluir os nomes e localizações das organizações para as quais você trabalhou, o seu cargo / funções, bem como datas.

5. Qualificações ou competências

É aconselhável incluir uma secção que indica brevemente as competências e qualificações que se relacionam com o seu objetivo profissional em um formato de lista pontuada. Exemplos incluem:

Conhecimento de Microsoft Office e todos os aplicativos associados.

6. Honras e demais atividades

Alguns currículos também contêm uma seção que resume todas as honras e / ou atividades que demonstram fortes habilidades acadêmicas, como participação de Centros Acadêmicos, bolsas de estudo recebidas e / ou atividades extra-curriculares.

Os empregadores prestam atenção em como a personalidade do candidato e seus gostos pessoais / estilo de vida estão em sintonia com a cultura corporativa e visão da empresa.

Qualquer material que você incluir que o apresente como um indivíduo equilibrado pode melhorar sua imagem frente a um potencial empregador.

7. Referências

Você pode optar por incluir suas referências ou simplesmente indicar, “Referências estão disponíveis mediante solicitação” ou algo nesse sentido na parte inferior do seu currículo.

Se você optar por incluir referências, certifique-se que as pessoas da lista ainda possam ser contactadas através dos números de telefone que você indicar.

Além disso, se você sentir que um potencial empregador pode chamar suas referências, não se esqueça de informar as pessoas que você listou para que possam receber uma chamada de um potencial empregador.

 

Outras dicas de escrita para um bom CV:

  • Realizar verificação ortográfica do documento. Certifique-se de que a pontuação, gramática e ortografia estão livres de erros.
  • Incluir uma carta personalizada com o seu currículo. A carta é a sua chance de expressar por que acha que você é a melhor pessoa para o trabalho. Você também pode usar esse formato para comunicar eficazmente a sua “disposição profissional”. Lembre-se de direcionar a sua carta de apresentação para o empregador / gerente e incluir o nome da empresa.
  • Incluir “palavras de ação”. Palavras de ação são termos que descrevem suas funções de trabalho, como: alcançou, adquiriu, tratou, analisou , coordenou, criou, demonstrou, projetou, eliminou, aplicou, implementou, melhorou, manteve, gerenciou, organizou, supervisionou, executou, reorganizou, revisou, selecionou, supervisionou, pesquisou, treinou.
  • Incluir competências relevantes, tais como ser capaz de falar uma segunda língua ou o domínio de aplicações informáticas específicas.
  • Evitar o uso de parágrafos ou frases longas. O estilo de marcador – utilização de uma palavra de ação seguido por um relato da ação executada – permite incluir uma grande quantidade de informações sobre suas atividades relacionadas com o trabalho, responsabilidades e realizações da forma mais condensada possível.
  • Converter todos os termos para o equivalente norte-americano. Por exemplo, usar termos como “high school” ou “école sécondaire“, “GPA” (Grade Point Average), “internship” ou “stage“, etc.
  • Apresentar os resultados e realizações dos projetos de trabalho anteriores em termos quantitativos. Por exemplo: Trabalhei com uma pequena equipe em uma revisão do site já existente e implementação de uma estratégia de marketing digital, resultando em um aumento do tráfego web de 92 por cento em 12 meses.
  • Se publicar o seu currículo on-line, é geralmente aconselhável para fazer o seguinte:
    Alinhamento esquerdo de todo o documento.
    Use uma fonte padrão, tamanho 10-14 única.
    Evite negrito, sublinhado ou em itálico.
    Evite parênteses ou colchetes, gráficos, sombreamento e tabulações

Agora você já está um passo mais próximo do seu tão sonhado Emprego no Canadá!

Deseja receber informações e dicas sobre imigração e integração para o Quebec?

Adquira aqui nossos Guias de Imigração e Integração ao Quebec

Guias Viva Quebec FB

Comentários

Leave a Reply

Translate »