Estudar no Canadá: Como Escolher o Melhor Programa para Imigrar

Estudar no Canadá: Como escolho meu programa de estudos?

Antes de escolher o que e onde estudar no Canadá, é preciso entender a diferença entre os programas de ensino superior canadense. A escolha do programa adequado e a combinação de competências linguísticas , além das experiências adquiridas, darão mais possibilidades de emprego e elegibilidade para programas de imigração.

Muitos brasileiros que pensam em imigrar para o Canadá e, principalmente, para a província do Quebec, consideram fazê-lo por meio do estudo.

Em especial, pelo fato da província dar, atualmente, muita ênfase e prioridade ao Programa Experiência Quebequense (PEQ), que permite que o estudante internacional solicite a residência permanente na província após os estudos.

Para isso, é preciso entender como funciona a lógica do sistema de ensino quebequense e então avaliar qual das opções é a mais apropriada para seu perfil e seus objetivos profissionais.

Mas não esqueça que, para qualquer curso que você pretenda fazer, é necessário falar o idioma do país. No caso do Canadá, inglês e francês. No caso específico do Quebec, o francês é o idioma principal, havendo menor oferta de estudos em inglês.

A Constituição do Canadá permite que cada província e território tenham seus próprios programas de educação. Embora haja diferenças regionais, faculdades, universidades e instituições de ensino técnico têm termos semelhantes para descrever caminhos e credenciais comuns.

Para os estudantes estrangeiros em potencial, é importante dar atenção aos tipos de programas, por se tratar de uma decisão importante que terá efeito direto sobre a elegibilidade para oportunidades de emprego e de uma série de programas de imigração no Quebec.

Entre as vantagens de fazer College ou Universidade no Canadá, citamos os fatos do país oferecer diplomas mundialmente reconhecidos, possibilidade de imigração após a graduação, direito de visto de trabalho de até três anos após a formação, reconhecimento no mercado brasileiro, investimento similar ao de faculdades no Brasil e o direito de trabalhar durante o curso.

Mas, antes de escolher o seu programa de estudos, entenda a diferença entre os graus de formação e como elas podem ser aplicadas em seus programas de imigração e no mercado de trabalho:

College/Cégep

college canada

Colleges, ou Cégeps na sigla em francês, possuem duas vertentes de ensino: uma pré-universitária, para alunos recém saídos do ensino médio e outra voltada à formação técnica ou tecnóloga. No caso da maioria dos imigrantes, se aplica o segundo caso, o qual  focaremos neste artigo.

Os cursos de formação de tecnólogos estão organizados nos cinco (5) grandes eixos tecnológicos a seguir:

  • cursos superiores de tecnologias em ciências biológicas e agroalimentares
  • cursos superiores de tecnologias em ciências físicas
  • cursos superiores de tecnologia em ciências humanas
  • cursos superiores de tecnologias em ciências administrativas
  • cursos superiores de tecnologias em artes e comunicações gráficas

Isso quer dizer que os cursos são mais técnicos, voltados para o mercado de trabalho e, em geral, têm duração menor, de até três anos. Alguns já oferecem cursos mais longos.

Os Colleges procuram preparar os estudantes para ingressar rapidamente no mercado de trabalho após a graduação. É um ensino que prepara o aluno para atuar como profissional técnico ou tecnólogo em uma área específica.

Em geral, os Colleges são procurados por estudantes recém-saídos do equivalente ao nosso Ensino Médio que buscam uma colocação no mercado de trabalho, por aqueles adultos que não possuem estudos superiores ou aqueles que já possuem estudos tecnólogos e desejam ter um diploma canadense para atuar em sua área ou mudar de profissão.

Existem diferentes modalidades de Colleges, confira:

DEC (ou DCS, na sigla em inglês)

DEC é a sigla para “diploma de estudos colegiais/universitários” em francês

Existem 2 tipos de programas que podem levar a um DEC:

1- Programas pré-universitários: Dois anos de duração com um total de quatro semestres, esses programas preparam os estudantes para os estudos universitários (bacharelado).
2- Programas de treinamento técnico. Três anos de duração com um total de seis sessões, esses programas permitem aos alunos aceder diretamente ao mercado de trabalho.

Currículo base de um DEC

Todos os programas pré-universitários ou técnicos que levam a um DEC tem cursos nas seguintes áreas:

1. cursos de educação geral comuns a todos os programas;
2. cursos de educação geral específicos para o programa escolhido;
3. cursos complementares de educação geral;
4. formação específica para o programa escolhido.

Elegível para o PEQ? Sim (desde que cumpra os requisitos do PEQ)

AEC (ou ACS na sigla em inglês)

AEC é a sigla para “atestado de estudos colegiais/universitários” em francês.

Os AEC são programas de educação continuada e são destinados principalmente a adultos que desejam agregar valor ao seu conjunto de habilidades ou reorientar a sua carreira. Podem durar de dois a seis semestres.

Com base no programa de currículos no DEC, programas AEC não têm cursos de educação geral, como Francês, Inglês ou Filosofia.

Os AEC de são geralmente mais flexíveis que os programas de DEC ou DEP. Muitas vezes, oferecido durante a noite, com horários de aula flexíveis, permitindo que os alunos trabalhem e estudem ao mesmo tempo.

Elegível para o PEQ? Não

DEP (ou DVS, na sigla em inglês)

DEP é a sigla para “diploma de estudos vocacionais” em francês.

Um programa DEP pode durar de 600 a 1800 horas, e prepara os alunos para treinar em uma profissão para entrar diretamente no mercado de trabalho.

Elegível para o PEQ? Sim (desde que cumpra os requisitos do PEQ)

ASP

O ASP atesta a especialização de um estudante em uma área de treinamento que é mais especializado do que aquele representado por uma DEP. Ele atesta a formação que oferece atualização ou especialização em um determinado comércio.

Elegível para o PEQ? Sim, se precedido por um DEP (totalizando um mínimo de 1800h de estudos)

Mercado de Trabalho

Os cargos ocupados por quem detém um diploma de College são de nível tecnólogo ou técnico. Existem algumas profissões técnicas bem remuneradas no Canadá.

Atenção: Para ser elegível ao PEQ, é necessário que o College seja de pelo menos 1800h, na modalidade DEC ou DEP, e ser uma instituição reconhecida. O aluno também deverá comprovar um nível mínimo B2 no francês além de preencher alguns outros requisitos.

Universidades

universidade canada

As universidades são voltadas para quem deseja ingressar na área acadêmica ou no mercado de trabalho em nível profissional (e não tecnólogo, diferentemente do College). A hierarquia dos cargos ocupados e responsabilidades  das funções tende a ser mais alta de acordo com o grau.

Elas oferecem cursos de bacharelado, especializações, mestrado e doutorado. O foco pode ser tanto acadêmico e teórico como também preparatório para o mercado de trabalho. Tudo depende da área de estudos, do formato do curso escolhido e até mesmo da instituição de ensino.

Quanto à qualidade da educação, o Quebec possui uma grande reputação internacional. As instituições de ensino são conhecidas por terem tecnologias de ponta, proporcionando condições favoráveis em áreas de especialização como aeronáutica e biotecnologia.

Apesar dos custos dos estudos colegiais e universitários serem parecidos, nas Universidades há uma maior oferta de bolsas de estudo, que podem diminuir drasticamente estes custos.

Segundo o QS World University Rankings, três instituições do Quebec estavam, em 2013, entre as 100 melhores universidades do mundo: Universidade McGill (em Montreal), Universidade de Montreal (em Montreal) e Universidade de Laval (Quebec City).

Há vários tipos de certificados e diplomas. Atente que nem todos são elegíveis para o PEQ.

Veja as diferenças:

Graduação

Programas de Certificação (Certificat)

É normalmente um estudo preparatório para um diploma ou grau. Um certificado típico no Canadá envolve três a oito meses de estudo acadêmico pós-secundário em um único assunto.

Áreas comuns incluem Negócios, TI, Administração de Sistemas de Saúde, e outras opções de pré-diploma ou pré-graduação.

O objetivo de um certificado é dar aos alunos do pós-secundário as habilidades e conhecimentos para um nível introdutório à uma profissão.

Todas as faculdades e universidades oferecem programas de certificação de diferentes durações.

Elegível para o PEQ? Não

Bacharelado

Cursos similares aos das faculdades do Brasil, com 4 anos ou mais de duração, envolvendo teoria e prática.

As áreas temáticas mais frequentemente incluem matérias acadêmicas tradicionais em Negócios, Ciências Gerais, Engenharia, Artes ou Humanidades.

Neste arranjo, os estudantes irão obter conhecimentos gerais e fundamentais sobre a área escolhida em seus primeiros um ou dois anos, e depois especializar-se em uma concentração – chamado de major.

Algumas faculdades oferecem um quinto ano profissional que compreende um estágio supervisionado (por exemplo, para as certificações de professores).

A admissão no programa de grau de bacharel exige um diploma completo de ensino secundário no Canadá (ou seu equivalente).

Elegível para o PEQ? Sim (desde que cumpra os requisitos do PEQ)

Pós graduação

Diplomas ou Certificados de Pós-Graduação

(DESS, Microprogramme)

Duração de menos de um ano, ou um ou dois semestres em tempo integral

No Canadá, uma infinidade de diplomas e certificados podem ser cursados após a conclusão de um grau de bacharel.

Frequentemente, eles podem funcionar como um complemento adicional para um bacharelado, oferecendo uma especialização nas mais diversas áreas.

Diplomas de pós-graduação e certificados podem ser transferidos para mestrados, desde que cumpridos os requisitos.

A Admissão num programa como este é menos exigente que a de um Mestrado – portanto pode ser uma opção para o PEQ (um pouco arriscada, visto que dependerá de ser aceito no mestrado posteriormente)

Elegível para o PEQ? Em princípio, Não. Somente se for transferido para um Mestrado depois.

Mestrado ou MBA

Correspondem ao mesmo grau no Brasil. São os graus que dão mais pontos durante o processo de imigração regular e trazem melhores possibilidades de colocação em nível profissional ou acadêmico.

Mestrados compreendem de um a três anos de estudo de pós-graduação altamente especializado, e pode levar à prática profissional ou acadêmica. Estes graus são conferidos por universidades e tendem a dar sequência em áreas de estudos anteriores, no nível de bacharelado.

Os Mestrados muitas vezes esperam que o aluno proponha e conduza pesquisas originais significativas, culminando em um projeto, tese ou análise aprofundada de algum assunto específico.

Para ser aceito num programa de mestrado no Canadá, é necessário já ter o equivalente ao grau de bacharel.

Existem diversos formatos de Mestrado e fazer a escolha correta poderá fazer toda a diferença no encaminhamento de sua carreira profissional.

Mestrado com Tese:

A modalidade com tese introduz o aluno na pesquisa, ensinando-o a lidar com os métodos, conceitos e habilidades discursivas que servem para a produção e disseminação de conhecimento.

É mais indicada para quem deseja seguir um caminho profissional de pesquisa ou docência. Normalmente é necessária a defesa da tese frente a um corpo de jurados.

Mestrado com Trabalho dirigido:

Visa complementar ou fortalecer sua formação de base, incluindo uma prática profissional (estágio) e a redação de um trabalho direcionado.

Desenvolve a capacidade de conceber e implementar um projeto de pesquisa em um campo específico.

Geralmente indicado para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, porém realizando funções mais analíticas e de produção de conhecimento.

Mestrado Profissional: Visa complementar ou fortalecer sua formação de base através de uma prática profissional (estágio) e relatório descritivo-analítico.

Esta modalidade lhe permite diversificar a sua experiência e áreas de intervenção e familiariza o aluno com a transferência de conhecimento. Nesta modalidade, geralmente não é necessária a defesa do trabalho, somente entrega.

Mais indicado para quem deseja ingressar no mercado de trabalho em nível profissional, exercendo funções de gerência, liderança ou especialista em algum assunto.

Elegível para o PEQ? Sim (desde que cumpra os requisitos do PEQ)

mestrado canada

Doutorado

Em geral, um doutorado no Canadá compreende estudo em tempo integral, equivalente a pelo menos dois a três anos de curso abrangente e analítico, seguido de uma dissertação ou tese independente. Para ser aceito num Doutorado é, em geral, necessário possuir um diploma de Mestrado.

PhDs e outros doutorados são necessários para muitas profissões, como professor universitário, médico ou trabalhos de administração de alto nível no governo, cuidados de saúde e educação.

O prazo médio para concluir um doutorado é de quatro a seis anos.

Elegível para o PEQ? Sim (desde que cumpra os requisitos do PEQ)

 

Conclusão:

Se você tem interesse de estudar na província do Quebec, recomendamos que escolha o grau e o programa de estudos que melhor corresponde aos seus objetivos profissionais e ao mesmo tempo lhe permita aplicar ao PEQ após a conclusão deste.

Se você, por exemplo, tem pós-graduação no Brasil, pode não ser muito recomendado cursar College, a não ser que você deseje mudar de carreira e exercer uma profissão técnica.

Por isso, conheça bem os programas de estudos antes de decidir qual será sua estratégia de imigração e de integração no mercado de trabalho.

Está pensando em imigrar através dos estudos, mas ainda não sabe como planejar sua estratégia de imigração e integração?

Comentários

Leave a Reply

Translate »