Como Exercer Minha Profissão no Canadá?

Saber como e qual o caminho para exercer sua profissão no Canadá fará toda a diferença na construção de sua carreira uma vez estando lá. Neste artigo lhe diremos quais informações você precisa saber e como nós podemos lhe ajudar.

A grande maioria das pessoas que desejam imigrar ao Canadá e ao Quebec, gostaria de poder exercer sua profissão uma vez estando por lá.

Afinal, se no Brasil elas possuem carreira e experiência profissional numa determinada área, o mais lógico seria dar continuidade nesta mesma profissão num novo país.

Porém, ao se depararem com o universo de informações disponíveis na internet acerca da imigração, muitas acabam deixando o projeto profissional em segundo plano, já que outros assuntos mais urgentes, como a papelada do processo de imigração, acabam tomando a cena.

Contudo, para um projeto de imigração e integração ser bem sucedido, consideramos essencial que se tenha clareza das reais possibilidades de atuação profissional e, assim, estabelecer um plano de ação de curto, médio e longo prazo no que tange a continuidade de sua carreira no novo país.

Ainda que a pessoa deseje mudar de carreira, é igualmente necessário ter em mãos estas informações para poder fazer as escolhas sobre seu novo caminho.

Encontrar informações sobre o mercado de trabalho em uma área específica num país que não conhecemos, num idioma que não dominamos, pode ser maçante e confuso.

Sem embargo, ter esta informação em mãos e saber como usá-lo pode ser fundamental na hora de criar um projeto profissional coerente e encontrar trabalho na sua área de atuação no novo país.

Informações sobre o mercado de trabalho vão lhe dizer:

  • Que empregos e competências os empregadores daquela área estão procurando
  • Que indústrias estão contratando e onde elas estão localizadas
  • Onde encontrar empregadores que estão contratando
  • Quais as condições de trabalho em indústrias específicas
  • O que você precisa de educação e formação para trabalhos específicos
  • Qual o processo para poder atuar de forma profissional em sua área
  • Que validações e certificações são necessárias, e como funciona o processo
  • Quais os fatores que podem impedi-lo de conseguir um emprego
  • Que áreas profissionais estão em expansão e outras estatísticas

Por que você precisa destas informações?

Ter em mãos informações sobre o mercado de trabalho em sua área podem ajudá-lo a fazer boas escolhas quando você for planejar o seu projeto de imigração.

Dependendo do seu projeto profissional e dos requisitos para você atuar em sua área, você poderá inclusive mudar a própria estratégia de imigração.

Além disso, ter estas informações em mãos irá ajudá-lo a descobrir qual caminho você precisará percorrer para poder exercer sua profissão no Canadá.

Por exemplo, se você for mecânico e se mudar para uma cidade sem nenhuma fábrica ou oficinas maiores, poderá ser difícil encontrar um trabalho.

Ou se sua profissão for regulamentada no Quebec, você possivelmente precisará passar por um processo de validação de diploma e certificação profissional para poder atuar.

Sem embargo, no caso de profissões regulamentadas, poderá haver caminhos alternativos para atuar profissionalmente, como em áreas correlatas ou cargos que não tenham tais exigências.

Já as profissões não regulamentadas poderão ter algumas especifidades e peculiaridades que somente quem é da área e já vive no local saberá dizer. Neste caso, contar com uma ampla rede de contatos poderá ser de grande ajuda.

Não é a toa que quando começamos a fazer um projeto de imigração com algum cliente, uma das primeiras coisas que perguntamos é acerca dos objetivos profissionais da pessoa ou do casal. Boa parte do projeto de imigração gira, ou pelo menos deveria girar, em torno destes objetivos.

Sabe como podemos lhe ajudar?

O Portal Viva Quebec opera um serviço de informações detalhadas sobre o mercado de trabalho em sua área de atuação, levando em conta seu histórico profissional e seus objetivos profissionais.

Para saber como funciona este serviço e solicitar uma cotação, envie-nos um e-mail para info@vivaquebec.com

 

Comentários

Leave a Reply

Translate »