Inverno no Canada: Dicas de como sobreviver e se divertir

Inverno no Canadá: conseguirei sobreviver à ele?

Que faz frio no Canada, todos sabemos. Alguns tem medo, outros dizem não se importar. O fato é que sobreviver ao inverno no Canada exige certos rituais diários, e vou compartilhar com vocês a minha experiência.

Quando me mudei da República Dominicana para o Quebec em julho de 2002, eu era rápido para me livrar dos comentários alheios sobre o frio que seria no inverno aqui.

Eu sabia que ia ser o inverno mais frio que eu já tinha experimentado, mas ainda pensei que seria perfeitamente administrável.

Continuei pensando assim até as palavras “tempestade de gelo” serem mencionadas nas ruas, e minhas orelhas congelarem não só dos extremos -40˚C combinados ao vento frio, mas também do arrependimento pela minha irreverência por achar que não precisava de um gorro para ir à esquina de minha casa.

O maior ponto positivo deste clima extremo é que vivemos na esperança de que o clima rigoroso do inverno só pode nos levar a uma linda Primavera, altura em que poderíamos finalmente descongelar.

Para que o inverno não seja um choque para você assim como foi para mim, aqui está o meu guia para sobreviver ao apocalipse polar:

1. Compre bota e casaco quentes e se vista em camadas

inverno no canadaEscolha roupas que sejam apropriadas para o clima, e procure se vestir em camadas, com uma camada exterior resistente ao vento.

Nessa época do ano, o estilo é substituído por qualquer calçado que vá manter seus pés secos, quentes e antiderrapantes – ou você corre o risco de levar divertidos (e doloridos) tombos de bumbum no gelo.

Ter um bom par de botas de neve que irá permitir que você ande através da neve profunda, mantendo seus pés quentes, e que dêem uma boa aderência quando as ruas se transformam em uma pista de gelo, é absolutamente imperativo.

Dica para brasileiros: Deixem para comprar sua bota e casaco de inverno quando chegar lá, pois nada que seja vendido para o frio do Brasil será suficiente para usar no frio canadense.

2. Evite tomar álcool quando for sair de casainverno no canada

A lenda milenar de tomar bebidas alcoólicas para manter o corpo quente em tempo frio é exatamente o oposto do que você deve fazer.

Beber antes de sair para a rua com temperaturas negativas pode aumentar o risco de hipotermia devido ao aumento de fluxo de sangue para suas extremidades.

Você pode realmente sentir-se quente, mesmo que você esteja perdendo calor.

3. Planeje seu dia com antecedência

inverno no canadaVocê irá desejar estar em ambientes fechados sempre que possível quando o frio de verdade chegar, mas a vida precisa continuar e você vai precisar sair para as atividades do dia a dia.

Quando você tiver que ir para fora, tente planejar estrategicamente seu dia para que você se mova de um lugar para outro da forma mais eficiente possível, eliminando o máximo de tempo em ambientes externos que você puder.

Por exemplo, se você precisa ir ao mercado, faça isso no caminho de volta do trabalho para casa, para que você não precise fazer uma viagem extra mais tarde.

Outro hábito muito comum dos quebequenses é levar sua refeição em marmita, assim se evita sair ao exterior e ajuda economizar dinheiro. Todos os estabelecimentos de estudos ou trabalho possuem microondas.

Se você for sair para jantar, escolha um local que esteja perto de uma outra atividade que você precisa fazer naquela noite. Principalmente se você não tiver um carro e depender de transporte público. Neste caso, escolha sempre locais que estejam próximos a uma estação de metro (diga-se, no máximo a 3 quadras).

4. Proteja e cuide de sua propriedade (e evite muita dor de cabeça)

inverno no canadaRetirar a neve e o gelo do lado de fora da casa é essencial. É uma vantagem tanto para sua segurança pessoal quanto contra possíveis questões de responsabilidade legal.

Para evitar encanamentos congelados, é necessário desligar o abastecimento de água e drenar os tubos, caso você estiver indo passar alguns dias fora de casa. Em dias de extremo frio (abaixo de -20), é aconselhável deixar uma das torneiras da casa com um fio de água aberto, para que os canos não congelem.

Também é necessário deixar sempre o sistema de aquecimento ligado, mesmo quando não estiver em casa. Neste caso, é possível diminuir a temperatura para 16-18 graus, para economizar na conta de energia elétrica, e aumentar para a temperatura desejada quando você chegue em casa.

5. Tenha cuidado ao dirigir

inverno no canadaDirigir durante o inverno vem com seus próprios desafios, como por exemplo, conduzir sobre ruas cobertas de neve e gelo. Neste caso, o asfalto fica extremamente liso e se deve conduzir devagar e com muita cautela. 

Em temperaturas frias, as pessoas devem estar particularmente atentas à bateria do carro, que pode ser drenada pelo frio. 

Caso vá viajar, leve sempre água e alguma comida no carro, para o caso de haver algum impedimento na estrada. Os condutores devem também manter os seguintes itens sempre em seus carros:

  • Carregador de Celular
  • Raspador de gelo e escova de neve
  • Cabos de reboque
  • Fluido de pára-brisa

6. Não tente hibernar como um urso

inverno no canadaFaz bastante frio no inverno do Quebec, isso não tem como negar. Porém, o Quebec é um dos lugares melhor preparados no mundo para enfrentar as adversidades deste clima rigoroso.

O sistema de limpeza das ruas é referência mundial, existem muitas atividades ao ar livre que se podem fazer (ski, patinagem no gelo, trilhas com botas especiais para neve, entre outras), as boates, bares e restaurantes não fecham – pelo contrário – vivem bem ocupadas mesmo nessa época.

É importante sair de casa, se movimentar, fazer atividades físicas mesmo que numa academia ou piscina interior, sair comer fora e se divertir. Caso contrário, há um grande risco de depressão, e tudo o que menos precisamos é nos sentir presos e entediados dentro de casa num novo país, não é mesmo?

7. Aproveite e divirta-se, essa pode ser a época do ano mais divertida!

inverno no canadaÉ no inverno que muitos festivais acontecem no Quebec e em Montreal. Existem opções de lazer para toda a família, gostos e idades. Desde festas temáticas, como a Noite Branca (Nuit Blanche), o Carnaval de Quebec e a Festa das Neves (Fête des Neiges) – até festivais gastronômicos e inúmeros esportes e atividades na neve.

Já se você é daqueles que, assim como eu, prefere ficar em ambientes internos no inverno, que tal aproveitar para convidar os amigos para jantar em casa? Seguindo a dica anterior, para não cair na deprê, o jeito é explorar as melhores coisas que o inverno tem  a oferecer e ser feliz!

Para aqueles que sempre me perguntam sobre o frio no Quebec, eu respondo com sinceridade: para um caribenho, não é fácil viver com ele, mas também não é impossível sobreviver à ele.

Na medida que o tempo passa, nós nos adaptamos, cada um ao seu tempo e de sua maneira.

Há aqueles que adoram praticar os esportes de inverno e aproveitam tudo que a estação oferece. Já outros, preferem se manter o mínimo possível em ambientes externos.

O importante é se manter social, mental e fisicamente ativo – para que quando finalmente a primavera chegue, estejamos em forma e cheios de energia para aproveitar as maravilhas e alegrias do Quebec sem neve.

Agora que você já sabe como sobreviver ao inverno do Quebec, que tal fazer seu projeto de imigração, ou então as malas para curtir a melhor época do ano por lá?

Você pode também adquirir nossa série de Guias de Imigração e Integração que dão muitas outras dicas sobre como imigrar para o Canadá e como se integrar e adaptar a vida por lá!

Abraços polares,

Chany Vargas

Saiba mais sobre os Guias aqui

Comentários

2 Comments

Leave a Reply

Translate »