13 Razões pelas Quais Vale a Pena Morar no Canadá

Você já pensou se vale a pena morar no Canadá? Existem inúmeros motivos que atraem os brasileiros para residir no país. Mas, antes mesmo de você fazer as malas e sair do Brasil, é preciso conhecer a realidade canadense para que a mudança tenha motivos consistentes e faça algum sentido.

O Canadá é o país que mais recebe intercambistas do Brasil, atraídos, principalmente, pela qualidade de vida e infraestrutura.

É um país desenvolvido, repleto de belezas naturais e muita diversidade cultural. Se você tem medo inverno canadense, fique tranquilo, há também verão por lá e em muitas cidades pode ser bastante quente nessa estação do ano.

Outro ponto positivo é que a distribuição de renda é menos discrepante em relação ao Brasil. Há uma igualdade de pisos salariais no mercado de trabalho canadense, aumentando as chances de uma vida mais justa e uma qualidade de vida geral.

Se você quer realizar o sonho de se mudar para lá, veja esta lista com as 13 razões pelas quais vale a pena morar no Canadá.

1. Há empregos para jovens no Canadá

O Canadá precisa de imigrantes para manter o seu sistema econômico e previdenciário funcionando bem. É que o envelhecimento de sua população cresceu inversamente proporcional ao da população jovem.

Ou seja, o Canadá precisa de imigrantes jovens que trabalhem e paguem impostos para manter o seu sistema funcionando. Por isso mesmo, o país recruta profissionais de outros países.

O mercado de trabalho sempre procura as pessoas com as melhores qualificações. Portanto, não pare de se especializar e busque ativamente boas oportunidades de emprego.

Outro ponto importante é que os índices de desemprego se mantêm baixos, a cada ano.

Além disso, o Canadá tem se mostrado próspero para empreender ou manter a sede de uma empresa.

2. A segurança é um diferencial

Existe violência, mas está longe do clima de insegurança e a sensação de impunidade que sentimos em várias cidades brasileiras. Mesmo nas cidades mais populosas, como Toronto e Vancouver, há uma relativa tranquilidade.

Para você ter ideia, até o momento (3 de outubro de 2016) houveram 14 casos de homicídio na cidade de Montreal e 53 em Toronto no ano inteiro. Nada perto dos índices brasileiros, não é mesmo?

O alto grau de segurança é um dos fatores que tornam o Canadá um dos melhores países para se viver, segundo diversas pesquisas.

Para quem quer estudar, trabalhar, ou mesmo formar uma família e criar filhos, morar no Canadá, levando em consideração a segurança, é ideal.

3. O atendimento médico é gratuito

Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, em que o serviço de saúde é privado, no Canadá o atendimento médico é gratuito.

Não se compara ao caos do SUS, no Brasil, e nem à eficiência de um sistema privado, mas funciona bem. O médico da família existe e atende às necessidades básicas dos moradores.

4. O sistema educacional é bom

Uma das vantagens de morar no Canadá é que além de oferecer educação gratuita de qualidade até o nível de cursos técnicos profissionalizantes, há também boas universidades por todo o País.

Exemplos: Universidade de Alberta, Universidade de Calgary, Universidade Carleton, Universidade da Colúmbia Britânica, Universidade de Montreal, Universidade de Quebec, Universidade de Ottawa, Universidade de Toronto, Universidade de Waterloo, etc.

Inclusive, se você pretender trabalhar e residir no país depois de concluir o curso, há uma preferência do mercado de trabalho para quem cursou uma faculdade canadense – além de ter facilidade na imigração através do PEQ.

universidade canada

5. Há diversidade cultural

O Canadá é conhecido por ter duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Mas não só isso. Há muitos estrangeiros por todo o país.

Será normal, portanto, você cruzar com pessoas nas ruas falando outros idiomas, se relacionar com estrangeiros de todo o mundo e conviver com essa diversidade.

São várias culturas imersas na cultura canadense, claramente aberta a essas diferenças.

viver em montreal

6. A diversidade é respeitada

O Canadá é, num geral, um país que sabe respeitar as diversidades.

É comum, portanto, minorias visíveis e imigrantes de várias nacionalidades serem tratados sem preconceito pelas comunidades canadenses. Isso vale também para homossexuais e pessoas de diferentes grupos religiosos.

Isso não significa que não ocorram casos isolados de discriminação.

O reflexo disso está no mercado de trabalho, que cada vez mais valoriza as aptidões profissionais e meritocracia. Há uma boa convivência entre as diferentes culturas nas ruas do país.

Um fator a levar em consideração é que muitas vezes a barreira para a integração do estrangeiro está mais ligada a dificuldades de comunicação e compreensão cultural do que propriamente o fato dele ser um imigrante.

Para garantir sua integração, aprimore sempre seus idiomas, faça networking, observe e aprenda com as relações sociais e profissionais, dando ênfase aos valores da comunidade que lhe recebe.

diversidade cultural canada

7. Sem o fantasma da burocracia ineficiente

Esqueça os problemas que a burocracia brasileira que lhe causam. É bem provável que você não sofra com isso nas cidades canadenses.

É comum, por exemplo, você entrar no banco, abrir uma conta e já sair com um cartão provisório. Há, claro, uma série de procedimentos a serem feitos, mas a maioria pode ser feita online ou por telefone – sem ficar horas esperando um atendimento.

Aliás, o governo mantém um bom serviço para imigrantes.

8. Transporte público organizado

O transporte público é eficiente. Embora seja considerado enxuto em algumas cidades canadenses, o transporte público funciona de forma organizada, promove a integração com diferentes plataformas e tem horários programados.

Além disso, a fila é obedecida. Os usuários também esperam que haja o desembarque para que embarquem nos transportes públicos.

bus montreal

9. Respeito à individualidade

Seja o que você quiser, no Canadá, não há julgamento. Isso vale para suas roupas, seu cabelo, seus hábitos… Ou seja, sua aparência ou escolhas de vida não serão julgadas e raramente alguém vai se meter na sua vida.

Pixabay Image 362183

10. Respeito ao consumidor

Sim, o consumir é respeitado! Se você entrou numa loja, comprou algo, chegou em casa e não gostou do produto, pode voltar à loja e trocar ou pedir reembolso em até 30 dias – e sem aquele imenso questionário do vendedor ou gerente sobre as razões para a troca.

11. O Canadá possui belezas naturais únicas

De norte a sul, de leste a oeste, o Canadá é um país que oferece uma diversidade de paisagens exuberantes e atividades para todos os gostos, o ano inteiro.

Seja você um amante da Natureza ou de centros urbanos, com certeza o Canadá tem muito a te oferecer.

banff

12. Você poderá praticar esportes de inverno

O inverno é longo e rigoroso. Mas nada disso tira as pessoas da rotina natural de uma cidade. A neve cria cenários deslumbrantes em meio às montanas. E é comum a prática de esportes de inverno.

Uma paixão dos canadenses é o hóquei sobre o gelo. Não esqueça de assistir a um jogo quando estiver por lá.

 

13. A fama dos brasileiros é boa no Canadá

Nas empresas canadenses, o brasileiro é conhecido por ser trabalhador. A cobrança por funcionários multipotenciais, ou multitarefas, nas empresas brasileiras acaba gerando profissionais mais competitivos e que se sobressaem em relação aos demais imigrantes no mercado de trabalho canadense.

A alta competitividade no mercado brasileiro acaba, portanto, favorecendo o profissional que vai em busca de um emprego no Canadá.

 

Ficou com vontade de morar no Canadá? Pensando em quem deseja morar e trabalhar na Província de Quebec, preparamos uma série Guias de Imigração e Integração.

Guias Viva Quebec FB

 

Comentários

2 Comments

Leave a Reply

Translate »