Conheça o Programa de Trabalhadores Qualificados do Quebec

Saiba como funciona o processo de seleção de trabalhadores qualificados para a Província de Quebec. Processo deve reabrir no segundo semestre de 2017.

O Programa de Trabalhadores Qualificados do Quebec é um sistema de seleção exclusivo desta província, que permite que pessoas ao redor do mundo que satisfaçam os critérios de seleção através de pontos, vivam e trabalhem no Quebec com suas famílias, sob a condição de residentes permanentes no Canadá.

O programa usa um sistema de pontuação para avaliar a formação do candidato, idade, experiência profissional e proficiência linguística, relacionamento anterior com Quebec (através de visitas, estudos ou familiares), as características do cônjuge e se o requerente tem uma oferta de emprego no Quebec (embora não seja obrigatório este último item).

Se o candidato atender ao requisito mínimo de pontos para esses fatores, então ele poderá ganhar pontos extras por outros fatores, tais como a prova de auto-suficiência financeira ou filhos dependentes acompanhantes.

Critérios de elegibilidade

Para se qualificar, um único requerente (solteiro) deve marcar pelo menos 50 pontos, enquanto que um casal deve ter não menos que 59 pontos. Esta pontuação mínima subiu em 2017 com relação aos  anos anteriores.

Uma vez que o Certificado de Seleção do Quebec for emitido, os candidatos devem fazer os exames médicos e retirar um Certificado Criminal, critérios exigidos obrigatoriamente pelo governo federal, a fim de obter o status de residente permanente.

O candidato também deve levar em conta os custos de visto Provincial ($773 CAD para o requerente principal, $166 CAD para o seu parceiro e para cada criança dependente) além das taxas do processo Federal, as traduções juramentadas, exame médico e outros documentos.

O número máximo de pontos que podem ser atribuídos com base nos fatores de seleção são:

Pontos por fator de seleção:

  • Idade (não inferior a 17 anos) – até 16 pontos
  • Educação (diploma recebido antes de aplicar para o programa) – até 14 pontos
  • Proficiência de idioma (pontos por Inglês intermediário ou francês intermediário/avançado) – até 22 pontos
  • Experiência de trabalho (pelo menos 1 ano de experiência) – até 8 pontos
  • Estadia anterior e/ou família no Quebec – até 8 pontos
  • Área de Formação (dentro da lista prioritária do Quebec) – até 16 pontos
  • Características do cônjuge ou parceiro (educação, idade, idioma, etc.) – até 17 pontos
  • Filhos acompanhando (solteira, dependente financeiramente dos pais, menor de 22 anos de idade) – até 8 pontos
  • Oferta de emprego válida (não é obrigatório, mas desejável) – até 10 pontos
  • Auto-suficiência financeira (para os primeiros três meses no Quebec) 1 Ponto

Passos a seguir:

  1. Preencher o questionário de auto-avaliação on-line
  2. Criar uma conta “Meu Projeto Quebec
  3. Preencher o formulário de candidatura em seu perfil de usuário dentro de 90 dias de sua inscrição
  4. Após a apresentação do pedido, pagar a taxa de participação no prazo de 30 dias após enviar o seu pedido.

Note que este processo poderá ser alterado para o período de 2017, porém ainda não foi divulgado como funcionará o sistema de pré-seleção.

Após sua aplicação ser processada pelo governo do Quebec, será enviada através de mensagens dentro do “Meu Projeto Quebec” (Mon Projet Quebec), a lista de todos os documentos necessários que devem ser enviados num prazo de 90 dias, juntamente com instruções de como fazê-lo.

Tempo de processamento:

Pode variar de 7 a 39 meses, dependendo da nacionalidade e perfil do candidato. Para os candidatos brasileiros, normalmente o tempo de processamento do pedido é de 1 a 6 meses e, em seguida à avaliação preliminar, poderá levar até 24 meses para o processo de seleção ocorrer, dependendo de cada caso. Ainda, a etapa Federal poderá levar até 17 meses após a seleção pelo Quebec.

Note que este programa é específico para pessoas que desejam emigrar permanentemente para o Quebec como trabalhador qualificado (não como empreendedor, refugiado ou apadrinhado). Ele não se aplica para aqueles que desejam emigrar temporariamente para o Quebec, como aqueles com um visto de estudante ou trabalho temporário, por exemplo.

Note que aqueles que possuem uma oferta de emprego válida podem aplicar a qualquer momento.
Você deseja saber com mais detalhes como imigrar para o Quebec através do Programa de Trabalhadores Qualificados?

Nossos Guias de Imigração, Habitação e Integração contém todos os detalhes!

 

Comentários

2 Comments

Leave a Reply

Translate »