SOBRE OS AUTORES

Fernanda Krassuski

ferFernanda teve seu primeiro contato com Montreal em 2006 como estudante de francês. Apaixonada pela cidade e pelo idioma, retornou em 2013 para realizar um mestrado em Estudos Internacionais na Universidade de Montreal. Obteve 4 bolsas de estudos durante seu tempo como estudante, e fez seu estágio nas Nações Unidas, que foi a realização de um grande sonho.
Um de seus objetivos de vida é contribuir para a internacionalização de pessoas, por isso, poder ajudar aqueles que sonham imigrar para o Quebec é uma grande oportunidade para ela.
É apaixonada pela diversidade cultural e gastronômica de Montreal, além dos inúmeros parques, cafés e mercados. Seu lugar preferido na cidade é o Canal Lachine, que oferece uma linda área junto à natureza para exercícios e picnics.

shadow-ornament

José Vargaschany

José emigrou para a linda cidade de Montreal em 2001. Desde então, encontrou no Quebec seu segundo lar e decidiu se tornar cidadão canadense.
Adquiriu extensos conhecimentos sobre o mercado de trabalho, a vida cotidiana, gestão de finanças pessoais e sobre a integração na sociedade quebequense. Arquiteto de formação em seu país de origem, encontrou na gestão de projetos no setor da construção civil uma forma de se integrar e crescer no mercado de trabalho.
José escolheu e recomenda o Quebec pela qualidade de vida, em especial a segurança. “Caminhar com total segurança a qualquer hora do dia ou da noite, não tem preço”.

shadow-ornament

viva quebec cores

Nossa missão é criar conexões que facilitam o processo de imigração de latinos para o Quebec, e assim formar um público mais informado e melhor preparado para integrar-se na sociedade e no mercado de trabalho do Quebec.

Acreditamos que viver em outros países nos torna pessoas melhores. Abrimos a mente para novas possibilidades de compreender e viver a vida, e passamos a aceitar com mais naturalidade as diferenças.

Porém, um dia nos demos conta de que as vezes pode ser difícil e solitário o processo de imigração, estabelecimento e integração de um recém-chegado ao novo país.

Pensamos: “Se houvesse ao menos um guia que desse todas as informações necessárias, não tanto para a parte legal do processo que está no site do governo e muda a todo momento, mas sim para a adaptação e integração na vida diária, a vida dos imigrantes poderia ser bem mais fácil. Além disso, poderíamos indicar este guia para todos que nos perguntam sobre a vida no Canadá”.

Fazendo uma pesquisa com amigos e outros imigrantes, confirmamos que esse desejo era comum. E então, criamos o Viva Quebec!

O intuito da Comunidade Viva Quebec! é propiciar uma comunicação honesta e colaborativa entre os membros, alguns já no Quebec, e outros iniciando sua jornada, pois acreditamos que fortalecer os laços com sua comunidade de origem, além de criar novos laços com os locais, pode ter uma forte influência no sucesso da integração de um novo imigrante.

Afinal, as vezes faz tão bem escutar português, dançar samba (até quem não gosta entra na roda!), comer pão de queijo e fazer aquelas piadas que só brasileiro entende, não é mesmo?

Imigrar não é mudar de identidade cultural. Imigrar é ter a oportunidade de se tornar alguém melhor, adquirindo hábitos e valores da nova sociedade que te complementam e te levam à sua melhor versão. Sem jogar fora suas raízes, mas sim, simplesmente deixar ir embora aquilo que já não serve mais e abraçar a nova realidade.

— Fernanda Krassuski