Imigrar é mesmo o seu sonho? Será que Vale a Pena?

Diz aí: você sonha mesmo em morar no Canadá ou qualquer outro país?

Ou essa é apenas uma ideia reflexo do seu descontentamento com o Brasil ou sua vida atual? Você sabe o que implica mudar de país?

Quando alguém me pergunta o que eu faço e eu respondo que sou empreendedora e criadora de uma plataforma digital que auxilia pessoas que querem morar no Canadá, o comentário que segue é quase sempre unânime: “Eu já pensei/sonho em morar no Canadá, como faço para ir?”.

Quem nunca pensou nisso que atire a primeira pedra, não é mesmo?

E aí eu devolvo com a seguinte pergunta: “E o que aconteceu com este plano? Você sabe o que precisa para torná-lo realidade?”

E na maioria das vezes, me respondem que outras coisas aconteceram em suas vidas, que estavam bem profissionalmente, tiveram filhos, não quiseram abrir mão de algumas coisas, não tinham dinheiro ou simplesmente não sabiam por onde começar e acabaram deixando a ideia de lado.

Minha interpretação: Aquela pessoa não sonhava realmente com morar no Canadá – foi apenas uma ideia que passou pela cabeça dela em algum momento de insatisfação com sua vida naquele determinado momento ou então um desejo por viver uma nova experiência.

E está tudo bem.

Se este é o seu caso, vou lhe dar um conselho: procure fazer um programa de intercâmbio, estudar um tempo fora, fazer uma viagem mais longa – qualquer coisa que te tire da sua zona de conforto e ofereça uma experiência fora do Brasil. Mas não vá a turismo. Passe mais tempo fora – pelo menos 1 mês. Ninguém disse que precisa imigrar de uma vez, nem para sempre.

Muitas pessoas que dizem sonhar em imigrar nunca saíram do Brasil, não falam muito bem outros idiomas e não fazem ideia do que é necessário para poder imigrar. Muito menos da realidade que é ser um estrangeiro em outro país para sempre.

Então, esta ideia que a principio parece tão transformadora, se transforma mesmo é numa grande frustração, um motivo para viver reclamando da situação do Brasil e idealizando uma vida que dificilmente vai acontecer.

Não me entenda mal – não tem nada de errado em querer imigrar sem nunca ter saído do país – desde que você realmente vá atrás das informações, saiba o que é necessário e comece a agir para reunir os requisitos para realizar este sonho.

Porém, como minha grande amiga Lina Donnard sempre diz, “imigrar dói. Dói na alma”. Dói porque abrimos mão do conforto, de tudo que conhecemos como realidade, de estar perto das pessoas que amamos, da carreira que construímos. E dói porque somos obrigados a crescer de uma forma que jamais imaginamos. Dói porque crescer é desconfortável. Dói porque precisamos recriar uma vida por completo, num ambiente desconhecido.

Mas imigrar (ou viajar) também nos eleva como seres humanos. Nos faz crescer além do que imaginamos que seríamos capazes. Nos torna mais humanos e humildes. Imigrar – ou morar por um tempo em outro país – nos faz perceber que o mundo é muito maior do que a nossa zona de conforto nos permitia enxergar. Imigrar nos dá a oportunidade de reescrever nossa história – quem não gostaria de ter esta oportunidade?

Uma vez a mãe de uma amiga me disse: “Fernanda, que privilegiada é você, que vive viajando e morando em outros países”. E eu respondi: “Tia, realmente me considero muito privilegiada. Tenho total consciência que ao viver este sonho, estou também abrindo mão de muitas coisas, mas sei que tudo isso valerá a pena, pois estou me tornando alguém melhor”.

A pergunta que te faço com essa reflexão é: Imigrar é mesmo o seu sonho?

Se sim, esteja consciente de que vai doer. Mas que também irá valer muito a pena, se você tiver consciência de que terá que abrir mão de muitas coisas, em especial, da sua zona de conforto.

“E se não der certo?” – perguntam os mais cautelosos. Bem, a meu ver não existe “não dar certo”.

Você sempre terá uma casa chamada Brasil para retornar, cheio de experiências, idiomas, aprendizados e sendo um ser humano muito melhor.

Quer meu auxílio para estudar as melhores opções para morar no Canadá e entender como funcionam os processos?

Saiba como podemos ajudar em nossa página de serviços, ou agende uma sessão por skype em nosso site ou pelo e-mail info@vivaquebec.com

Sucesso em sua jornada, seja ela onde for!

 

Fernanda Krassuski

Fundadora do Viva Quebec

Quer Nossa Ajuda? 10 passos para uma imigração tranquila

Receba o infográfico GRATUITO por e-mail.

Comentários

Leave a Reply

Translate »

Quer nossa ajuda? 10 passos para uma imigração tranquila

Receba o infográfico GRATUITO por e-mail.