Top 10 razões para morar no Quebec

Que o Canadá é um excelente país para morar, já sabemos. Mas você já parou para analisar em qual província canadense você e sua família serão mais felizes? Confira abaixo o que o Quebec tem a oferecer de bom!

Para quem está em dúvida se faz o processo de imigração federal para viver nas províncias anglófonas do Canadá, ou o processo da província francesa, Quebec, estas Top 10 razões para se mudar para a província de Quebec podem te ajudar a decidir.

Continue lendo o artigo até o final para descobrir porquê você pode ser feliz aí!

1. Atenção Universal à Saúde

Embora o sistema de cuidados de saúde do Quebec não seja perfeito, eu nunca trocaria de lugar com seus vizinhos estadounidenses, que têm de gastar uma fortuna quando um acidente os leva para a sala de emergência, mesmo que eles tenham um seguro. O direito aos cuidados médicos é universal, porém tem algumas condições e particularidades. Por exemplo, se deve ser residente permanente, cidadão ou ter um visto de trabalho temporário (tempo mínimo de 6 meses), e a pessoa/família deve morar pelo menos 6 meses do ano no Quebec, além de pagar uma taxa anual pela carteirinha. Atualmente, quem possui um status de trabalhador temporário com um visto de mais de 6 meses, também tem direito ao seguro público, bem como seus acompanhantes, tendo que cumprir somente o período de carência de até 3 meses.

2. Alto nível de segurança

No Canadá, é proibido transportar armas brancas e de fogo desde o 01 de julho de 1867. Além disso, o serviço policial realmente funciona e praticamente não há corrupção neste sentido. A grande maioria das casas não possui muros, e muitas pessoas chegam a deixar a porta destrancada à noite. E as pessoas respeitam a lei. Precisa dizer mais?

3. Creche e ensino superior subsidiados, escolas públicas de qualidade

O Quebec tem um programa incrível, onde as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos de idade tem direito de ir à uma creche controlada e patrocinada pelo Governo, oferecendo creches de alta qualidade a apenas C$7 por dia. Além disso, se você não consegue encontrar um lugar de imediato, os custos de creches privadas são parcialmente reembolsados pelo governo.

As instituições de ensino superior também possuem subsídios do governo, o que facilita o acesso à educação superior de qualidade.

Além disso, o ensino primário, secundário e técnico (que confere diplomas profissionais) é gratuito. Isso mesmo! Residentes permanentes, ou filhos em idade escolar de residentes temporários (estudantes ou trabalhadores), possuem o direito de estudar em escolas públicas de alta qualidade de graça!

4. Boa comida

Produtos frescos é uma tradição de longa data na província. Além de sua enorme abundância de mercados públicos com produtos frescos, o Quebec oferece alguns dos melhores restaurantes do mundo dentre uma grande diversidade de cozinhas étnicas.

Curiosidade: Montreal tem o maior número de restaurantes per capita no Canadá, mais até do que as cidades de New York e São Francisco nos Estados Unidos.

5. Natureza exuberante

O Quebec conta com alguns dos cenários naturais mais bonitos do Canadá, oferecendo opções de atividades ao ar livre em todas as estações do ano. Basta explorar a região um pouco para se dar conta do quão privilegiada é a província.

6. Eletricidade barata

Dependendo de onde você vive, este poderia ser de grande interesse para você. Quebec nacionalizou sua companhia de energia elétrica, a Hydro Quebec. Toda a província é alimentada com hidroeletricidade e é muito barato comparado a outras províncias.

7. Propriedades e aluguel baratos

Enquanto o custo de vida é semelhante, o custo de propriedades é de longe mais barato do que qualquer outra província (em comparação entre cidades grandes). Você pode ter uma casa muito agradável, com uma garagem por C$300.000 ou menos nos suburbios de Montreal. Até viver em Montreal é acessível quando comparado a Toronto, Vancouver ou Calgary. Apesar dos salários serem ligeiramente inferior, você pode facilmente pagar uma propriedade no Quebec. Pessoas que vivem em Vancouver e Toronto só podem invejar o quão acessível é alugar um apartamento em Montreal.

8. Licença parental

O governo do Quebec patrocina a licença parental até 1 ano para a mãe e 5 semanas para o pai (ambas podendo ser extendidas com uma licença privada). Que maravilha seria passar mais de um mês com o seu cônjuge para cuidar das crianças? Tenho casais de amigos que se beneficiaram deste programa e posso dizer o quanto as coisas foram mais suaves quando seu recém-nascido chegou.

9. Seguro de carro sem culpados

Independentemente de quem seja a culpa ou em qual lugar do mundo o acidente ocorra, sob o plano de seguro de automóvel público do Quebec, todos os residentes são cobertos por lesão ou morte devido a um acidente de trânsito.

10. Alta qualidade de vida

O Canadá foi eleito este ano pelo Fórum Econômico Mundial como o segundo melhor país para se viver no mundo, tendo ficado em primeiro lugar na categoria “qualidade de vida”. Esta categoria foi baseada em vários fatores: acessibilidade, mercado de trabalho, estabilidade econômica, família, igualdade de renda, estabilidade política, segurança e qualidade dos serviços públicos, tais como os sistemas de saúde e escola.

Preciso dizer mais? Só que a população do Quebec, dentre todas as províncias canadenses, é a que mais valoriza a qualidade e estilo de vida, acima da acumulação de bens materiais.

Ou seja, pode ser mais fácil fazer dinheiro em Toronto ou Vancouver, porém a vida em Montreal é com certeza muito mais leve e divertida.

Existem muitas outras qualidades que me fizeram me apaixonar pela província de Quebec, em especial, Montreal. Obviamente, como todos os lugares do mundo, nada é perfeito. Porém, entre muitos lugares que conheço em diferentes países, é o que mais se aproxima do lugar ideal para viver.

E aí, estas Top 10 razões para se mudar para a província de Quebec te animaram?

E você? O que te motiva a viver no Quebec ou em alguma outra província do Canadá?

Compartilhe conosco sua opinião, e se tiver alguma dúvida sobre morar no Canadá, é só escrever aqui abaixo!

Quer nossa ajuda para definir suas estratégias de imigração?

Comentários

5 Comments

Leave a Reply

Translate »