Primeiros passos para conseguir um trabalho no Quebec

Conseguir um emprego não é uma tarefa simples. Ainda mais, quando somos um recém chegado em um novo país, onde outro sistema de valores e regras impera, e o idioma falado não é nossa língua nativa.

Por isso, se você deseja ter sucesso em sua carreira profissional enquanto imigrante no Canadá, é preciso se informar e se preparar para o que lhe espera.

Acima de tudo, é importante conhecer o mercado de trabalho e sua própria experiência e habilidades pessoais. Estas competências devem ser claramente listados no currículo para o recrutador poder reconhecer rapidamente as habilidades que ele está procurando.

Também é importante usar a estrutura existente a seu favor, e conhecê-la bem é primordial.

Segue algumas dicas dos Primeiros passos para conseguir um trabalho no Quebec:

Organize a sua vida

Antes de procurar um emprego, certifique-se de ter um endereço fixo, uma creche ou escola onde seus filhos possam estudar e providenciar todos os documentos que você precisa, como a carteira de motorista, cartão de seguro médico, entre outros. Estando com tudo em dia e organizado, você vai ter a mente livre para a procura de emprego.

Participe de oficinas em técnicas de procura de emprego

Nessas oficinas você aprende muito sobre o Quebec. Por exemplo, que o currículo [CV] raramente têm mais de duas páginas e se concentra em realizações, em vez de diplomas; que 85% das vagas não são publicadas; ou que os quebequenses apreciam um aperto de mão e não gostam de atrasos em compromissos.

Essas oficinas também ajudam a adequar o seu currículo para torná-lo melhor adaptado às demandas dos empregadores. Além disso, são uma oportunidade para construir sua rede e receber apoio em sua busca de trabalho. Mesmo os candidatos nascidos no Quebec aproveitam este tipo de oficina para impulsionar seus esforços.

Mesmo qualificados e experientes, muitos imigrantes têm dificuldade para obter contratos em seu campo. O segredo para chegar lá? Ajustar seus métodos de pesquisa para o Quebec.

De acordo com o Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais, o Quebec acolheu cerca de 49 000 imigrantes em 2009, sendo que 65% tinham pelo menos o equivalente a um diploma universitário. Infelizmente, isso nem sempre é suficiente para conseguir um emprego. Em 2009, 22% dos recém-chegados que estavam lá há cinco anos ou menos, estavam desempregados. Ao mesmo tempo, foi o caso de apenas 8% dos quebequenses.

Não há receita mágica, então é necessário se esforçar para criar seu espaço no mercado de trabalho de um novo país.

Subsídios para pagar o seu salário!

Para ajudar os empregadores a te contratar, você pode convidá-los a conhecer o Programa de Assistência à minorias visíveis (PRIIME) e o projeto CPI para a integração laboral de pessoas treinadas no exterior, referido por uma ordem profissional . Estes programas são executados por Emploi-Québec, em que o governo paga parcialmente o salário de um imigrante, por pelo menos, 30 semanas. Isso incentiva os empregadores a contratar e manter o profissional uma vez que a concessão tenha acabado.

Para mais informações, localize e contacte o centro de emprego local (CLE) mais próximo.

Saiba mais sobre a área de emprego desejada

Para criar seu lugar num setor, é preciso dominar as boas práticas dessa indústria no Quebec. Por exemplo, um engenheiro deve saber quais são as grandes empresas do setor, os equipamentos utilizados e as habilidades que eles solicitam. O mesmo vale para todos os candidatos a emprego, seja carpinteiro, professor, enfermeiro ou cozinheiro.

As oficinas de procura de emprego são bons lugares para encontrar tais informações. Várias outras organizações são úteis, como as comissões de trabalho setoriais, o Emploi-Québec e o Banco de informação industrial do Centro de Pesquisa Industrial do Quebec, que lista empresas na província e os produtos ou serviços que vendem. As associações profissionais são outra fonte essencial de informação para conhecer as regras relativas à prática de sua profissão no Quebec.

Outra boa maneira de obter informações é pedir uma curta entrevista de orientação de uma empresa que você tenha interesse. Peça para falar com a pessoa que dirige o departamento em que você quer trabalhar ou gerente de recursos humanos.

Para conseguir uma entrevista para obter informações, não se apresente como candidato, mas diga que você quer saber o que é aplicado pela empresa. Seja breve, se concentre na sua experiência e faça perguntas específicas. Por exemplo, se você trabalha na construção, você pode dizer que gostaria de ter mais informações sobre as permissões necessárias para a área de atuação da empresa e como obtê-las.

Se insira na vida Quebequense

Conhecer as equipes de hóquei, séries de televisão e história social do Quebec facilita conversas e reuniões, o que pode ajudar a criar uma rede. “As notícias afetam a todos, e estar ciente dos eventos mostra que você deseja integrar-se na sociedade Quebequense.

A recreação é outra boa maneira de conhecer os quebequenses e se conectar nas empresas. Cadastre-se, por exemplo, em um grupo de caminhadas, escalada, a um clube de bridge ou de leitura, dependendo da sua preferência.
Nunca se esqueça que a maioria das vagas de trabalho não são publicadas, e que a maioria dos candidatos encontram um emprego através de sua rede de contatos. Quem sabe? Você pode encontrar alguém em seu curso de natação que ouviu falar de uma vaga que pode lhe interessar!

Obtenha experiência canadense

Mesmo que você tenha trabalhado por dez anos na área em seu país de origem, os empregadores aqui não sabem se a sua experiência é relevante no Quebec. Para esta primeira experiência canadense, você poderia aceitar um trabalho abaixo das suas capacidades. Mesmo assim, procure ficar o mais próximo possível do seu domínio, para que este trabalho ajude a compreender o seu setor e criar uma rede profissional.

Por exemplo, um engenheiro pode aceitar um cargo de técnico de engenharia, e um assistente administrativo, um trabalho como recepcionista. A dica aqui é manter-se nesta posição inferior o mínimo possível enquanto continua sua busca de trabalho. Seu objetivo é provar a um empregador que você conhece o mercado de trabalho no Quebec, e não sub utilizar suas habilidades durante anos!

Voluntariado, dependendo de sua disponibilidade e preferência, em uma área relacionada à sua área de trabalho, é outra boa solução. Por exemplo, se você é um professor, é possível oferecer cursos de ensino relacionadas com o seu conhecimento (linguagem, matemática, contabilidade, etc.) em uma organização comunitária. Sem dúvida, pode ser mais difícil ser voluntário na sua área se for uma área técnica, como engenharia de alimentos. Procure uma atividade voluntária que você goste, porque independente do meio, esta experiência irá desenvolver a sua rede e aprimorar suas habilidades com o idioma.

Pode perceber como conseguir um emprego num novo país depende muito de você?

A sua proatividade é fundamental neste processo, bem como a criação de uma rede de contatos sólida. Portanto, mesmo que você ainda não tenha emigrado, sugiro que você comece a sua pesquisa agora mesmo!

Assim, você já sai na frente de você mesmo e ao chegar no Quebec, já terá boa parte da sua lição de casa feita e terá muito mais energia para aproveitar as novidades do seu novo país!

Você pode também adquirir nossa série de Guias de Imigração e Integração ao Quebec, sobre imigração, habitação, integração e estilo de vida e um guia para seu projeto pessoal de imigração. 

Saiba mais sobre os Guias aqui

Comentários

Leave a Reply

Translate »